terça-feira, 6 de janeiro de 2015

REGRAS PARA ANDAR EM PELOTÃO DE CICLISMO / PRATICA & FORÇA DE VONTADE & RESULTADO

Bem xiruzada macanuda, o que prática, força de vontade e resultado possuem em comum:
Tchê é como cavalo de carteiro, solito anda no trecho! 
Você precisa praticar muito para adiquir confiança, todo o esporte é uma resultado de repetições, ou seja a prática é que te evolui, mas para que tenhamos prática precisamos ter força de vontade e persistir em nossos treino e só então o resultado aparecerá, nem sempre o resultado é “podiun”, colocações mirabolantes em provas este resultado passa mais pela satisfação pessoal, que por vezes advém do simples fato de concluir treinos antes jamais almejados, como acompanhar aquele “pelote” que antes parecia impossível.

"Sei que muitos podem e devem comentar que TRIATLON não é lugar de pelotão, antes de realizar esta colocação lembrem, IRONMAN não é lugar de pelotão, prova de longa distância ou onde não for permitido o vácuo não se deve ter a incidência de pelotes, porém isto não implica no fato de treinos específicos o atleta fazer-se valer do pelotão para um treino de maior qualidade, temos nossas regras de postura quanto a este tipo de treino assim como cada equipe/atleta deve ter  a sua."


Bueno, seguindo estes princípios, toda terça e quinta feira treinamos ciclismo saindo às 05hs da matina, mas porque treinar tão cedo, simples pelo motivo de segurança no trânsito mas é sempre bom lembrar que como todo o esporte pelotões têm suas regras e suas exigências:
Olhe para ver quem vem atrás. Não freie, vire ou acelere bruscamente nem deixe a bicicleta correr para trás ao ficar em pá sobre ela.

* Para diminuir o ritmo, não freie. Pare de pedalar e procure ir para as bordas para aumentar sua exposição ao vento.

* Não mude repentinamente de faixa.

* Vá para as bordas ou para o fundo do pelotão para se alimentar ou beber água.

* Em caso de problemas mecânicos, levante a mão e se afaste do pelotão.

* Não deixe a sua roda dianteira ultrapassar a roda traseira do ciclista à frente. Caso ele precise desviar rapidamente, pode derrubar você.

* Em dias de chuva, mantenha o aro da roda livre de água, óleo e areia encostando a sapata de freio levemente sobre o aro.

* Em velódromos, normalmente os revezamentos acontecem com aberturas pelo lado direito, e a ultrapassagem é feita pelo lado esquerdo. Na estrada, isso varia de acordo com a direção do vento. Em treinos é importante lembrar que as ultrapassagens respeitam a ordem de circulação de vias, ultrapassagens pela esquerda e abrir passagem pela direita.

* Ao puxar o pelotão procure respeitar o ritmo. Nas pequenas descidas, é comum a velocidade aumentar, mas faça isso gradualmente para não abrir demais o grupo.

* Uma boa distância entre sua roda dianteira e a roda traseira do ciclista da frente é entre 25 e 50cm. 25cm é a distância mínima de segurança para uma rápida reação a um possível movimento brusco do ciclista “que está puxando”, e 50cm é o normalmente o limite máximo para o “vácuo” eficiente.

* É muito importante que o ciclista da frente alerte os demais sobre buracos ou materiais que estejam interrompendo a pista, sempre usando sinais simples de mão.

Tchê vale lembra que isto que esta escrito é um devaneio deste loco que vos escreve, ou seja, não é razão ou a certeza dos fatos, porém é necessário ter atenção redobrada quanto se encontra junto com outros ciclistas, ou seja, além da atenção ao transito pela segurança a atenção ao coleta por segurança também.

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